Jornal Voz do OesteJornal Voz do Oeste

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU TEMPO

Saúde  |  Sexta, 29 de Abril de 2022, 08h23min

Governo Municipal reforça combate à dengue com aplicação do fumacê

Assessoria de Imprensa
Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
Pinterest Facebook
Governo Municipal reforça combate à dengue com aplicação do fumacê

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu formou uma verdadeira força tarefa para combater a epidemia da dengue, decretada após o grande aumento no número de casos confirmados da doença.

Nesta semana, com apoio da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, iniciou a aplicação do fumacê em toda a cidade. São duas caminhonetes com o inseticida que estão passando em dois períodos, das 06h00 às 09h00 e das 16h00 às 21h00.

A orientação para os moradores é que, no momento em que o veículo estiver passando, abram as janelas, portas e box do banheiro para o inseticida entrar em todas as partes da residência. Proteger com plásticos ou tecidos alimentos dentro da casa, filtros de água, gaiolas de pássaros, aquários ou colméias e tirar as roupas do varal.

Pessoas com problemas alérgicos, respiratórios, em situação de saúde precária, crianças, idosos, gestantes e animais domésticos devem evitar ficar na frente de casa por pelo menos 30 minutos após a aplicação.

Os dois veículos que estão atuando no município farão esse trabalho por 15 dias, realizando a aplicação de cinco ciclos do Fumacê, ou seja, o inseticida passará cinco vezes na mesma localidade, com um intervalo de 03 a 05 dias, dependendo das condições climáticas.

‘Recebemos esse importante reforço do Governo do Estado, que são os carros fumacê, mas precisamos do apoio de toda a comunidade. O fumacê só elimina o mosquito adulto, por isso, é preciso que todos munícipes cuidem de seus ambientes e não deixem água parada, para evitar novos criadouros’, relatou a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.

O último boletim semanal da dengue apontou que o município está com 163 casos confirmados da doença, um aumento de 53 casos, se comparado ao boletim da semana anterior. O informativo apontou ainda que outros 109 casos estão em investigação.

Mutirão de Limpeza

Outra ação programada para o combate a epidemia de dengue em São Miguel é o mutirão de limpeza que vai começar na próxima segunda-feira, 02 de maio. Nesta primeira semana, os trabalhos estarão concentrados no centro da cidade, na área atendida pela ESF Central.

Durante o mutirão serão recolhidos diversos materiais como: entulhos (resíduos de construção, cerâmicas, vasos, entre outros); recicláveis (garrafas, lonas, PVC pneus, recipientes plásticos ou de vidro, tábuas e madeiras); eletrodomésticos (lavadoras, TV’s, geladeiras e aparelhos eletrônicos em geral), além de galhos e folhas.

A orientação é para que os moradores realizem uma limpeza geral em seus lotes e terrenos e coloquem os materiais que serão recolhidos em frente as suas residências, devidamente separados, em local de fácil acesso.

As folhas e galhos deverão estar ensacados, os móveis desmontados e os recicláveis e eletrônicos acondicionados em caixas ou sacos.

Após a limpeza, ficará estritamente proibido colocar novamente entulhos em cima do passeio público, caso contrário, o morador poderá ser multado, sem aviso prévio.

 
 
22072021094357

Notícias mais lidas

Mais notícias